Campanha pela Integridade e Anticorrupção

 

Para assinalar o seu compromisso com a Ética e a boa governação, a APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial lança Campanha Anticorrupção, em conjunto com a GCNP – Global Compact Network Portugal e a Aliança ODS Portugal.

Esta campanha surge em resposta à Call to Action Anticorrupção, apresentada pelo UN Global Compact, que se assume como “uma chamada de atenção por parte do setor privado aos Governos para promover medidas anticorrupção e implementar políticas que estimulem o estabelecimento de sistemas de boa governação”.

O combate à corrupção é também uma das grandes prioridades da Agenda 2030 das Nações Unidas e está expressamente identificado no ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Este ODS pressupõe a criação de uma economia global mais sustentável e transparente, nomeadamente através da redução significativa dos fluxos ilegais, financeiros e de armas, da redução substancial da corrupção e do suborno em todas as suas formas e do desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

Como os efeitos negativos da corrupção são visíveis em áreas tão cruciais como o ambiente, a saúde e a educação, a Campanha Anticorrupção pretende estender-se a toda a sociedade portuguesa, estimulando o debate e a mobilização de todos, incluindo organizações com e sem fins lucrativos, academia, fundações e cidadãos em geral.

Combater a corrupção é, assim, uma responsabilidade de todos nós e uma condição essencial para criarmos um mundo mais sustentável. Por esse motivo, a APEE e a Global Compact Network Portugal incentivam todas as pessoas e organizações a responderem a esta apelo, assumindo-se como ativistas pela integridade e escolhendo combater a corrupção.

A Campanha Anticorrupção irá decorrer entre o dia 18 de setembro – declarado pela APEE como o Dia pela Integridade – e o dia 9 de dezembro – declarado pela ONU como o Dia Internacional contra a Corrupção.

Programa para o dia 18 de setembro:
14h00: Acreditação
14h30: Sessão de Boas Vindas
            Carlos Monjardino | Presidente, Fundação Oriente
            Joaquim Venâncio | Presidente, Associação Portuguesa de Ética Empresarial
            Mário Parra da Silva | Chair of the Board, Global Compact Network Portugal
14h50: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável | Selo “Negócios Éticos, Sociedade Justa”
            Mário Parra da Silva | Chair of the Board, Global Compact Network Portugal
15h10: ODS 16, Integridade e Instituições Fortes
15h30: Políticas de Boa Governação rumo ao Desenvolvimento Sustentável
16h00: Apresentação da Call to Action Anticorrupção
            Anabela Vaz Ribeiro | Executive Director, Global Compact Network Portugal
16h15: Cerimónia Protocolar | Assinatura da Carta de resposta à Call to Action Anticorrupção
16h30: Encerramento

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag