Normalização

ONS/APEE promove Sessão de Apresentação da NP 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Requisitos

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Organismo de Normalização Setorial em Portugal para a Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, apresentou, no passado dia 16 de dezembro, a Norma Portuguesa 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Requisitos, elaborada no seio da APEE pela Comissão Técnica 179 e recentemente publicada pelo Instituto Português da Qualidade.

Com a publicação da NP 4552:2016 as Organizações Portuguesas dispõem de um instrumento que permite implementar, manter e gerir um Sistema de Gestão da Conciliação, com vista à certificação das suas políticas e práticas de Conciliação. É o caso de empresas, autarquias, organismos públicos e demais organizações, dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos. 

A Sessão de Apresentação teve lugar no CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa e contou com a Intervenção de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade na Sessão de Abertura, a par de Mário Parra da Silva, Fundador da APEE e Network Representative da UN Global Compact Network Portugal, e Jorge Marques dos Santos, Presidente do Instituto Português da Qualidade. 

Seguiu-se a intervenção da Presidente da CT 179, Josefina Leitão, que recordou a publicação da NP 4522 - Organizações Familiarmente Responsáveis em 2014 para ressaltar que a NP 4552: 2016 vai mais além ao considerar a Conciliação não apenas na perspetiva da vida profissional e familiar, mas também na da vida pessoal, permitindo a certificação das organizações nestas matérias. 

Foi, depois, a vez do Grupo de Trabalho da CT 179, representado por Ana Cristina Rodrigues (ANJE), Filipe Brízida (Índice ICT & Management) e Rosário Fidalgo (CIG), proceder a uma apresentação da NP, abordando os diferentes capítulos que a compõem.

Anabela Vaz Ribeiro, Presidente do ONS/APEE conduziu, logo em seguida, a Mesa Redonda "Organizações pela Conciliação", composta por Lina Lopes, Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Fátima Fonseca, Diretora Municipal de RH da Câmara Municipal de Lisboa, Fátima Rodrigues, DRH - Bem-estar e Saúde no Trabalho do Montepio, e Rosa Soares, Partner da Deloitte Portugal, que partilharam algumas das práticas e políticas de conciliação em vigor nas suas organizações. 

A Sessão de Encerramento contou com a intervenção de Carlos Duarte, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade.

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag