liderança em tempos de crise

Data | horário

março de 2021 |  Horário laboral (5 sessões de 2 horas)

duração

10 horas (videoconferência)

destinatários

CEOs, Gestão de Topo, Quadros Superiores, Quadros Intermédios

 

Liderar é uma tarefa complexa, mesmo em tempos de crescimento económico e expansão dos negócios. Mas os tempos de crise – como aqueles que atravessamos atualmente – tornam muito mais exigente o desafio da liderança.

Neste contexto, é necessário ter em conta os dois lados (incompatíveis para muitos) da mesma realidade:
  • O lado racional da liderança;
  • O lado emocional da crise.

Neste curso, irão ser apresentados diversos problemas e desafios com os quais os líderes se poderão confrontar em tempos difíceis, sendo identificadas várias pistas para possíveis soluções. Uma coisa é certa: não existem, aqui, fórmulas mágicas e matemáticas, já que cada colaborador e cada contexto são únicos e necessitam de soluções à sua medida.

Forma de organização

Realização por videoconferência

inscrições

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Objetivos

  • Compreender a diferença entre ‘liderança’ e ‘liderança em tempos de crise’
  • Conhecer os problemas e identificar possíveis soluções para tempos de crise
  • Compreender a importância de liderar com um propósito e pelo exemplo
  • Saber manter o ritmo e o nível de profissionalismo, mesmo trabalhando à distância
  • Saber manter focados e motivados os colaboradores, incentivando-os a descobrir soluções inovadoras para os problemas diários

programa

  • O que muda na liderança em tempo de crise
    • Comunicação
    • Influência
    • Emoções
    • Motivação
    • Equipa, interação e cooperação
  • Liderar pela definição de propósito (purpose) e rumo
    • O que é um propósito
    • Como envolver as pessoas no propósito
    • Do propósito ao rumo
    • Como mobilizar as pessoas para o rumo
  • Liderar pelo exemplo
    • Assumir atitudes positivas e projetar emoções positivas
    • Partilhar as incertezas e as emoções
    • Fazer sessões pessoa a pessoa, acompanhar e apoiar
    • Mostrar auto-disciplina
  • Manter um ritmo de trabalho profissional
    • Manter o nível de arranjo pessoal
    • Definir horário e objetivos para cada período de trabalho (meio dia, dia, semana, etc.)
    • Delegar e verificar
    • Manter o humor e difundir boa disposição e otimismo
  • Inovar e motivar
    • Atender à necessidade de socialização e disponibilidade para ouvir casos pessoais
    • “Descobrir” novas competências nas pessoas
    • Estimular as pessoas à descoberta e ensaio de soluções inovadoras
    • Realizar pequenos exercícios de criatividade, valorizar os contributos
    • Manter a motivação em altos níveis – humanizar as relações

Facilitador, Animador, Consultor Especialista

 

rio Parra da Silva

 

    • Frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa em 1970/72 e o Instituto Superior Técnico em 1973/1975.
    • Enveredou pela atividade política profissional no PS entre 1976 e 1980.
    • Em 1979 foi Assessor do SE da Juventude e Desportos.
    • Em 1982 foi Vereador na Câmara Municipal de Oeiras.
    • Trabalhou na Xerox, ICL e Alcatel.
    • Especializou-se em Consultoria e Formação nas áreas de Marketing e Gestão Comercial.
    • Fundador e Sócio-Gerente da Softag, SA e da Pedra Base, Lda.
    • Empresário na área da Saúde.
    • Consultor em Processos de Mudança, Estratégia Comercial, Bem-Estar Organizacional e Desenvolvimento Sustentavel.
    • Fundador da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, da qual foi Presidente da Direção entre 2002 e 2016.
    • Chefe da Delegação Portuguesa no Grupo de Trabalho ISO 26000 Responsabilidade Social.
    • Chairman da rede europeia Prepare (Desenvolvimento Sustentável) em 2006/2009.
    • Fundador e Presidente da Direção do Corporate Wellness International Institute - Associação para o Bem-Estar Organizacional, Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social Interna.
    • Membro do Conselho de Ética e dos Corpos Gerentes da CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
    • Membro do Conselho de Ética da CERTIF até nov. 2017.
    • Membro da Comissão de Responsabilidade Corporativa & Anticorrupção da ICC Portugal.
    • Chair of the Board da Global Compact Network Portugal.
    • Presidente da Aliança ODS Portugal.
    • Cônsul Honorário da República da Croácia para o Alentejo e Algarve.

metodologia

Interação assíncrona durante toda a semana. Durante o decorrer do curso, os participantes podem colocar, via e-mail ou através de grupo fechado aos participantes numa rede social, as questões que entenderem oportunas.

informações e condições

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 213 156 734
  • Condições especiais: 10% de desconto para Associados APEE / Membros Quotizantes Global Compact Network Portugal / PME Líder

Entidade Promotora

Entidade Formadora

A ação estará a cargo de Entidade Formadora Acreditada pela DGERT

 

 

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