Ética nas Organizações - Linhas de orientação para o processo de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações, pela NP4460

Data | horário

março de 2021 |  Horário laboral (3 sessões de 2 horas)

duração

6 horas (videoconferência)

destinatários

Gestão de topo, compliance officers, chief ethical officers, quadros intermédios

 

“Enquanto membros de uma organização, as pessoas confrontam-se com situações não regulamentadas, requerendo uma escolha entre várias alternativas que precisam de ser avaliadas como certas ou erradas de acordo com o sistema de valores da organização. São estas situações que constituem questões éticas”. 

É para orientar todos os seus membros, levando-os a decidir de acordo com a sua visão e missão, que cada organização deve criar/rever, implementar, difundir e monitorizar o seu referencial de Ética.

Neste curso, será feito um enquadramento ao tema, sendo apresentadas ferramentas e estratégias de monitorização, revisão e comunicação do desempenho das organizações, nesta matéria.

 

Forma de organização

Realização por videoconferência

inscrições

Proceda à sua inscrição através do >>> FORMULÁRIO ONLINE <<<

 

Objetivos

No final da formação o participante estará em condições de:

  • Compreender os benefícios de um referencial ético adequado às necessidades e às questões éticas da organização
  • Operacionalizar a conceção e implementação do Código de Ética ou a sua revisão
  • Interpretar as recomendações da norma NP 4460 sobre Ética nas Organizações

programa

  1. Referenciais Éticos
    1. Enquadramento da ética nas organizações
    2. Motivações e benefícios dos referenciais éticos
  2. Conceção ou revisão de um código de ética
    1. Compromisso interno
    2. Identificação e auscultação das partes interessadas
    3. Reflexão sobre os dilemas éticos
    4. Definição do âmbito
    5. Definição dos compromissos organizacionais
    6. Resolução dos dilemas éticos
    7. Criação de um mecanismo de comunicação de preocupações
    8. Comunicação, sensibilização e formação
  3. Monitorização, verificação da eficácia e melhoria contínua
    1. Definição de indicadores e metas para o desempenho ético
    2. Definição de sistemas de auditoria e controlo
    3. Recolha, registo e tratamento de preocupações
    4. Revisão pela gestão
    5. Comunicação do desempenho ético a nível interno e externo

Facilitador, Animador, Consultor Especialista

 

Anabela Vaz Ribeiro

    • Coordenou e desenvolveu projetos de referência nas áreas de Gestão, Mudança Organizacional, Recursos Humanos, Bem-Estar Organizacional, Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 
    • Managing Partner da Pedra Base, a sua carreira é marcada por anos de experiência na gestão e implementação de projetos de consultoria e formação, operando em diversos setores de atividade: banca, transportes, petrolífero, telecomunicações, inteligência artificial, minas, hospitalidade, indústria farmacêutica, segurança privada, packaging, entre outros. Experiente na conceção de metodologias, diagnósticos, auditorias e estudos de avaliação e recursos pedagógicos aplicáveis à formação e desenvolvimento de competências.
    • É uma das peritas a nível nacional nos domínios da Ética e da Sustentabilidade, realizando assessoria na definição de estratégias, projetos especiais e programas de treino em organizações privadas e públicas.
    • Executive Director da Global Compact Network Portugal, iniciativa das Nações Unidas para a Sustentabilidade empresarial, desde Janeiro de 2018.
    • Presidente da Sub-Comissão de Sustentabilidade que assegurou o acompanhamento da norma ISO 20400 Compras Sustentáveis e membro das Comissões Técnicas da Responsabilidade Social e das Organizações Familiarmente Responsáveis do Organismo de Normalização Setorial (ONS) APEE. Coordenou e esteve envolvida na conceção de diversos referenciais relacionados com a ética, responsabilidade social, sustentabilidade, anticorrupção e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
    • Membro da Delegação Portuguesa que acompanha o Technical Committtee TC 323 que está a desenvolver a norma internacional “Circular Economy”.
    • Presidiu ao Organismo de Normalização Setorial da Associação portuguesa de Ética Empresarial (APEE) no período 2016-2017, Vice-Presidente da APEE no período 2002-2015, Perita da Delegação Portuguesa, participou no working group que produziu a "ISO 26000: Guia para a Responsabilidade Social" durante 5 anos e representa atualmente Portugal no PPO NIN - Post Publication Organization, National Standards Body Information Network, que segue a implementação do referencial.
    • Membro dos Corpos Sociais da Câmara de Comércio Luso Croata.
    • Participação como Docente em Pós-Graduações nas áreas da Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Foi membro do Advisory Council do Projeto da ACGE – Alterações Climáticas e Gestão desde 2008, e participou em diversos seminários e workshops no tema da Sustentabilidade.
    • Publicações na área da sustentabilidade:
      • 2018, Co-autora do Livro Economia Verde e Economia Circular, desafios e oportunidades, Publicações do ISEP
      • 2018, Dias, Álvaro; Ferro, Ricardo; Vaz Ribeiro, Anabela; Parra da Silva, Mário - Eco-innovation and tourism towards an integrative framework, Journal of Ecotourism;
      • 2018, Dias, Álvaro; Ferro, Ricardo; Vaz Ribeiro, Anabela; Parra da Silva, Mário – Hotel Eco-innovation demand-pull strategy – Is there a match with tourist perspectives?, International Journal of Hospitality & Tourism Administration
      • 2017, Sustentabilidade e Fatores Críticos de Competitividade para as Grandes Empresas, A Diretiva 2014/95/EU e o reporte de informação não financeira (Estudo)
      • 2017, Sustentabilidade e Fatores Críticos de Competitividade para as Pequenas e Médias Empresas, A Diretiva 2014(95/EU e o reporte de informação não financeira (Estudo)
      • 2000, Co-autora do livro “Negociação – Técnicas e Ferramentas”, Manual Prático Lidel
      • 2007 Vaz Ribeiro, Anabela; Gonçalves, Helena; Pinto, Inês; Parra da Silva, Mário, Silva Pinto, Sandra Recurso Pedagógico “Ética e Responsabilidade Social em Acção”, IEFP, I.P.
      • 2007 Duarte, Ana Paula; Vaz Ribeiro, Anabela; Frazão, Rui; Borges Pinto, Vera; Parra da Silva, Mário, Silva Pinto, Sandra Recurso Pedagógico “Rumo à Sustentabilidade”, IEFP, I.P.
    • Pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica. Licenciatura pelo ISCTE-UL em Organização e Gestão de Empresas. Certificação pelo IEFP como formadora, e pela Persona Awareness Systems, Inc. como consultora. Auditora certificada.

informações e condições

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 213 156 734
  • Condições especiais: 10% de desconto para Associados APEE / Membros Quotizantes Global Compact Network Portugal / PME Líder 

Entidade Promotora

Entidade Formadora

A ação estará a cargo de Entidade Formadora Acreditada pela DGERT

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag