Sustentabilidade e Relatórios de Informação Não Financeira

Data | horário

maio de 2020 | (4 sessões de 2:00 horas)

duração

8 horas (videoconferência)

destinatários

Gestão de topo, Sustainability officers, quadros intermédios

 

A obtenção de lucro é importante para a sobrevivência e crescimento das empresas, mas estas também devem atender, de forma crescente, às necessidades das pessoas e do planeta, incorporando a Ética, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade na sua cultura.

Com base na Diretiva 2014/95/EU, transposta para Portugal através do Decreto-Lei n.º 89/2017, e no GRI – Global Reporting Initiative, o Curso “Sustentabilidade e Relatórios de Informação Não Financeira” fornece aos participantes um conjunto de ferramentas úteis que lhes permitem elaborar um Relatório de Informação Não-Financeira e aferir os impactes das organizações ao nível das suas estratégias de sustentabilidade, aumentando a transparência em matéria social e ambiental e impulsionando a captação de investidores interessados em negócios sustentáveis.

 

Forma de organização

Realização por videoconferência

inscrições

Proceda à sua inscrição através do >>> FORMULÁRIO ONLINE <<<

 

Objetivos

No final da formação o participante estará em condições de:

  • Conhecer em profundidade a Diretiva 2014/95/EU, identificando os riscos e as oportunidades que esta oferece em termos de investimento e captação de investidores
  • Conhecer em profundidade o GRI – Global Reporting Initiative, compreendendo o seu funcionamento e as suas especificidades

programa

  1. Diretiva 2014/95/EU transposta para Portugal através do Decreto-Lei n.º 89/2017: a importância de as organizações comunicarem a sua performance para além das suas contas
  2. Diretiva 2014/95/EU nas PME: identificação dos riscos e das oportunidades de sustentabilidade para o reforço da confiança dos investidores e dos consumidores
  3. GRI – Global Reporting Iniciative: comunicação do impacte dos negócios em temas-chave da Sustentabilidade
  4. GRI – Global Reporting Iniciative: como comunicar

Facilitador, Animador, Consultor Especialista

 

Anabela Vaz Ribeiro

    • Coordenou e desenvolveu projetos de referência nas áreas de Gestão, Mudança Organizacional, Recursos Humanos, Bem-Estar Organizacional, Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 
    • Managing Partner da Pedra Base, a sua carreira é marcada por anos de experiência na gestão e implementação de projetos de consultoria e formação, operando em diversos setores de atividade: banca, transportes, petrolífero, telecomunicações, inteligência artificial, minas, hospitalidade, indústria farmacêutica, segurança privada, packaging, entre outros. Experiente na conceção de metodologias, diagnósticos, auditorias e estudos de avaliação e recursos pedagógicos aplicáveis à formação e desenvolvimento de competências.
    • É uma das peritas a nível nacional nos domínios da Ética e da Sustentabilidade, realizando assessoria na definição de estratégias, projetos especiais e programas de treino em organizações privadas e públicas.
    • Executive Director da Global Compact Network Portugal, iniciativa das Nações Unidas para a Sustentabilidade empresarial, desde Janeiro de 2018.
    • Presidente da Sub-Comissão de Sustentabilidade que assegurou o acompanhamento da norma ISO 20400 Compras Sustentáveis e membro das Comissões Técnicas da Responsabilidade Social e das Organizações Familiarmente Responsáveis do Organismo de Normalização Setorial (ONS) APEE. Coordenou e esteve envolvida na conceção de diversos referenciais relacionados com a ética, responsabilidade social, sustentabilidade, anticorrupção e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
    • Membro da Delegação Portuguesa que acompanha o Technical Committtee TC 323 que está a desenvolver a norma internacional “Circular Economy”.
    • Presidiu ao Organismo de Normalização Setorial da Associação portuguesa de Ética Empresarial (APEE) no período 2016-2017, Vice-Presidente da APEE no período 2002-2015, Perita da Delegação Portuguesa, participou no working group que produziu a "ISO 26000: Guia para a Responsabilidade Social" durante 5 anos e representa atualmente Portugal no PPO NIN - Post Publication Organization, National Standards Body Information Network, que segue a implementação do referencial.
    • Membro dos Corpos Sociais da Câmara de Comércio Luso Croata.
    • Participação como Docente em Pós-Graduações nas áreas da Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Foi membro do Advisory Council do Projeto da ACGE – Alterações Climáticas e Gestão desde 2008, e participou em diversos seminários e workshops no tema da Sustentabilidade.
    • Publicações na área da sustentabilidade:
      • 2018, Co-autora do Livro Economia Verde e Economia Circular, desafios e oportunidades, Publicações do ISEP
      • 2018, Dias, Álvaro; Ferro, Ricardo; Vaz Ribeiro, Anabela; Parra da Silva, Mário - Eco-innovation and tourism towards an integrative framework, Journal of Ecotourism;
      • 2018, Dias, Álvaro; Ferro, Ricardo; Vaz Ribeiro, Anabela; Parra da Silva, Mário – Hotel Eco-innovation demand-pull strategy – Is there a match with tourist perspectives?, International Journal of Hospitality & Tourism Administration
      • 2017, Sustentabilidade e Fatores Críticos de Competitividade para as Grandes Empresas, A Diretiva 2014/95/EU e o reporte de informação não financeira (Estudo)
      • 2017, Sustentabilidade e Fatores Críticos de Competitividade para as Pequenas e Médias Empresas, A Diretiva 2014(95/EU e o reporte de informação não financeira (Estudo)
      • 2000, Co-autora do livro “Negociação – Técnicas e Ferramentas”, Manual Prático Lidel
      • 2007 Vaz Ribeiro, Anabela; Gonçalves, Helena; Pinto, Inês; Parra da Silva, Mário, Silva Pinto, Sandra Recurso Pedagógico “Ética e Responsabilidade Social em Acção”, IEFP, I.P.
      • 2007 Duarte, Ana Paula; Vaz Ribeiro, Anabela; Frazão, Rui; Borges Pinto, Vera; Parra da Silva, Mário, Silva Pinto, Sandra Recurso Pedagógico “Rumo à Sustentabilidade”, IEFP, I.P.
    • Pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica. Licenciatura pelo ISCTE-UL em Organização e Gestão de Empresas. Certificação pelo IEFP como formadora, e pela Persona Awareness Systems, Inc. como consultora. Auditora certificada.

condições

  • Organizações: 1.400€ (*) por grupo (limite de 10 participantes)
  • Inscrições individuais: 240€ (*)
  • Condições especiais: 10% de desconto para Associados APEE / Membros Quotizantes Global Compact Network Portugal

(*) aos valores apresentados poderá acrescer IVA à taxa legal em vigor

informações

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 213 156 734

 

Entidade Promotora

Entidade Formadora

A ação estará a cargo de Entidade Formadora Acreditada pela DGERT

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag