SubComissão 1 Sustentabilidade
SubComissão de Sustentabilidade
Âmbito: Acompanha a ISO 20400, standard internacional da responsabilidade do ISO TMBG. Elaborou a tradução Portuguesa, publicada como NP ISO 20400:2018
Segundo a ISO 20400.org:
A ISO 20400 é a primeira norma internacional de orientação em compras sustentáveis publicada em abril de 2017. Ela fornece um entendimento do que são compras sustentáveis, como a sustentabilidade afeta os diferentes aspetos da atividade de compras – política, estratégia, organização, processo – e como implementar compras sustentáveis na prática.
É relevante para qualquer organização, independentemente do setor, tamanho e localização, bem como para qualquer das partes interessadas, envolvidas ou afetadas por decisões e processos de compras.
Não substitui legislação, enquadramentos políticos ou éticos nas áreas de compras e de sustentabilidade, mas fornece uma base para uma integração eficaz da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) no que diz respeito à atividade de compras e às cadeias de suprimento.
Quais são os benefícios da ISO20400?
A ISO 20400 define o que são 'realmente' compras sustentáveis. As organizações que usam a ISO 20400 irão:
- Obter uma estrutura prática para compras, RSC (Responsabilidade Social Corporativa) e outras funções-chave trabalharem em conjunto
- Proteger sua reputação mediante a gestão eficiente dos riscos à sustentabilidade em suas cadeias de suprimento
- Antecipar as exigências futuras dos clientes e dos reguladores
- Obter vantagem competitiva em sua indústria aproveitando oportunidades para inovar
- Demonstrar o engajamento da cadeia de suprimento para GRI, DJSI ou outros índices
Quem desenvolveu a ISO20400 e como?
Esta é uma iniciativa global com 52 países que contribuíram para o desenvolvimento da ISO 20400 através de seus Organismos Nacionais de Normalização e sob a égide da organização internacional de normalização (ISO). Estes países representam:
-
65% da população mundial,
-
85% do PIB mundial, e
-
73% das emissões de CO2.
Outras grandes organizações internacionais participaram do projeto, incluindo a ONU, OCDE, ONU Pacto Global, Comissão Europeia, bem como outras normas ISO (ISO 26000, ISO 31000).
Desde a aprovação do projeto, em fevereiro de 2013, uma série de reuniões internacionais foram realizadas na França, no Brasil, em Singapura, no Reino Unido e na Austrália a fim de construir o consenso. A norma foi publicada em abril de 2017.
Mais informações em www.iso20400.org