5.º ANIVERSÁRIO | ALIANÇA ODS PORTUGAL

5.º ANIVERSÁRIO | ALIANÇA ODS PORTUGAL

A ALIANÇA ODS PORTUGAL comemora a 20 de janeiro de 2021 o seu 5.º Aniversário. Num contexto global de grandes desafios sociais, económicos e ambientais, o ODS 17 adquire uma relevância acrescida, reforçando a importância do multilateralismo, da cooperação e das parcerias. Princípios basilares da Aliança ODS Portugal, que conta hoje com uma sólida estrutura de Organizações e Embaixadores.

Em plena "Década de Ação", a Global Compact Network Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, dedica o 5.º Aniversário da Aliança ODS Portugal à necessária transformação para alcançar os ODS com o tema "Agenda 2030: Construir o Futuro, Agir com Impacto".

O evento comemorativo que, todos os anos, procura dar destaque ao trabalho desenvolvido em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável decorrerá, pela primeira vez, em formato digital através da Plataforma HOPIN, contando com seis temas estruturais:

  • Capacitação, Inclusão e Saúde
  • Biosfera, Alimentação e Água
  • Consumo e Produção Responsável
  • Descarbonização e Energia
  • Smart Cities
  • Transição Digital

Inscreva-se, desde já, no 5.º Aniversário da Aliança ODS Portugal aqui.

Votos de Boas Festas.

 

#Talk | Dia Internacional contra a Corrupção

 

 

No dia 9 de dezembro, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial e a Global Compact Network Portugal, promotoras da PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade, assinalam o Dia Internacional Contra a Corrupção com uma #TALK sobre a importância da Ética e da Transparência no seio das Organizações.

Ler mais...

Cerimónia | Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020

 

 

A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial anunciou no passado dia 19 de novembro as organizações distinguidas no âmbito do Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020.

A Cerimónia RPRSS, que poderá rever no nosso canal YouTube, integrou o programa da Semana da Responsabilidade Social 2020, tendo contado com a participação de Miguel Cruz, Secretário de Estado do Tesouro, João Vieira Lopes, Presidente da CCP, e Celina Gil, em representação do IAPMEI.

A iniciativa, promovida pela APEE desde 2015, visa distinguir a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável.

Parceiros: Aliança ODS Portugal | AIP - Associação Industrial Portuguesa | CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal | CIP – Confederação Empresarial de Portugal | Global Compact Network Portugal | IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação | Fundação Montepio

Ler mais...

Quando a questão é confiança, a verdadeira questão é Ética

Quando a questão é confiança, a verdadeira questão é Ética

  Mário Parra da Siva
  Presidente da Direção da APEE
  Presidente da Global Compact Network Portugal
  Presidente da Aliança ODS Portugal
 

Ninguém imaginava que a vida de todos pudesse ser tão totalmente afetada por uma Pandemia. O COVID 19 está a devastar a economia porque os comportamentos (obrigatórios e defensivos) alteraram as práticas de vida e, portanto, de consumo.

Ler mais...

Pertinência e premência da Economia Circular em tempos de Covid e Pós-Covid

pertinência e premência da economia circular em tempos de covid e pós-COVID

  Ricardo Lopes Ferro
  Presidente do ONS - Organismo de Normalização Setorial / APEE
  Membro da Delegação Portuguesa no ISO/TC 323
  Presidente da Subcomissão Técnica para a Economia Circular

 

O crescimento ilimitado num mundo de recursos limitados não é sustentável. Esta afirmação já era insofismável antes do Covid-19, mas esta pandemia veio reforçar a importância do consumo local, quer pela sustentabilidade económica das comunidades, quer pela garantia de fornecimento de produtos e matérias-primas. Desta forma, a Economia Circular (EC) passou a ter um reforço estratégico na sua adoção. Como chegámos a este ponto e como operacionalizar esta estratégia são o desígnio deste artigo.

Ler mais...

Conciliar trabalho e família em tempos de COVID-19

Conciliar trabalho e família em tempos de COVID-19

Carla Eliana da Costa Tavares
Presidente da CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Já lá vão mais de duas semanas desde que muitos portugueses passaram a ter que encarar uma nova realidade nas suas vidas, o isolamento social.

Ler mais...

O papel das finanças sustentáveis no mundo pós COVID-19

 

O papel das finanças sustentáveis no

mundo pós COVID-19

Miguel Almeida
Presidente da Direção Executiva do Fundo de Apoio Municipal
Membro da Subcomissão Técnica de Finanças Sustentáveis do ONS - APEE

A situação sem precedentes que vivemos atualmente, provocada pelo surto de coronavírus é, primeiramente, uma questão social que ameaça a saúde e o bem-estar da população mundial, cujos efeitos irão desencadear, inevitavelmente, numa nova crise económica global. Os choques económico-financeiros provocados pelo impacto da pandemia - incluindo interrupções na produção industrial, crescente insegurança, perda de empregos e volatilidade dos mercados financeiros - terão repercussões sociais, mas irão igualmente afetar diversas outras áreas com consequências difíceis de antecipar. 

Ler mais...

APEE Business Continuity Plan

 

Não parámos.
Estamos cá, mas com responsabilidade.
www.apee.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | t: 213 156 734

LinkedIn | Facebook

 

 

 

semana da responsabilidade social 2019

 

Com realização anual desde 2006, a SRS® é hoje um evento multistakeholder, que reúne representantes do Governo, Organismos Públicos, Empresas, Universidades, Parceiros Sociais, Economia Social e Agentes Culturais para debater a importância da implementação de boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade no seio das organizações, no âmbito de uma economia global cada vez mais desafiante.


A edição de 2019 terá como tema "HÁ SÓ UMA TERRA", em homenagem à célebre série documental da RTP, realizada e apresentada pelo jornalista Luís Filipe Costa, que introduziu a temática da sustentabilidade na programação da televisão portuguesa há mais de 40 anos.
 
Ao longo da semana, promoveremos 9 conferências.
 
 

A SRS® decorrerá na Culturgest - Fundação CGD, em Lisboa, entre os dias 4 e 8 de novembro. Não perca!

Faça já a sua inscrição no formulário online, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou dos números 213 156 734 | 912 549 787

ESTÃO ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA A ATRIBUIÇÃO DA MARCA ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA

Decorrem até dia 28 de fevereiro de 2017 as candidaturas para a atribuição da "Marca Entidade Empregadora Inclusiva", uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional que irá reconhecer as entidades empregadoras que desenvolvam práticas de gestão aberta e inclusiva e tenham a responsabilidade social como uma das suas marcas distintivas.

Esta atribuição irá distinguir as entidades, por práticas de referência, num dos seguintes domínios:

  • Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional;
  • Manutenção e retoma do emprego;
  • Acessibilidades;
  • Serviço e relação com a comunidade. 

Às entidades que se destaquem por práticas exemplares em todos os domínios será atribuída a "Marca Entidade Empregadora Inclusiva — Excelência".

A "Marca Entidade Empregadora Inclusiva" é atribuída por um Júri, constituído por representantes de associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública.

As candidaturas são analisadas por uma comissão de peritos, constituída por pessoas com experiência profissional relevante nos domínios da gestão de recursos humanos e da responsabilidade social das empresas indicadas por organizações da área da gestão e da responsabilidade social.

As candidaturas decorrem  na página do NETemprego em https://www.netemprego.gov.pt/IEFP/apoios.jsp, registando-se, se ainda não estiver registado, ou através da página da entidade, se já estiver registado.

Regulamento disponível em https://dre.pt/application/file/69906402 

ONS/APEE promove Sessão de Apresentação da NP 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Requisitos

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Organismo de Normalização Setorial em Portugal para a Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, apresentou, no passado dia 16 de dezembro, a Norma Portuguesa 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Requisitos, elaborada no seio da APEE pela Comissão Técnica 179 e recentemente publicada pelo Instituto Português da Qualidade.

Ler mais...

SRS Braga debate a importância da sustentabilidade para o setor exportador

Depois da SRS Lisboa, que teve lugar na Culturgest entre 30 Maio e 3 de Junho, a iniciativa anual promovida por APEE e UN Global Compact Network Portugal esteve em Braga, no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, no passado dia 6 de Dezembro, para debater o tema “Competitividade no Setor Exportador: A Opção pela Sustentabilidade". 

Ler mais...

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag