Quando a questão é confiança, a verdadeira questão é Ética

Quando a questão é confiança, a verdadeira questão é Ética

  Mário Parra da Siva
  Presidente da Direção da APEE
  Presidente da Global Compact Network Portugal
  Presidente da Aliança ODS Portugal
 

Ninguém imaginava que a vida de todos pudesse ser tão totalmente afetada por uma Pandemia. O COVID 19 está a devastar a economia porque os comportamentos (obrigatórios e defensivos) alteraram as práticas de vida e, portanto, de consumo.

Ler mais...

Pertinência e premência da Economia Circular em tempos de Covid e Pós-Covid

pertinência e premência da economia circular em tempos de covid e pós-COVID

  Ricardo Lopes Ferro
  Presidente do ONS - Organismo de Normalização Setorial / APEE
  Membro da Delegação Portuguesa no ISO/TC 323
  Presidente da Subcomissão Técnica para a Economia Circular

 

O crescimento ilimitado num mundo de recursos limitados não é sustentável. Esta afirmação já era insofismável antes do Covid-19, mas esta pandemia veio reforçar a importância do consumo local, quer pela sustentabilidade económica das comunidades, quer pela garantia de fornecimento de produtos e matérias-primas. Desta forma, a Economia Circular (EC) passou a ter um reforço estratégico na sua adoção. Como chegámos a este ponto e como operacionalizar esta estratégia são o desígnio deste artigo.

Ler mais...

Conciliar trabalho e família em tempos de COVID-19

Conciliar trabalho e família em tempos de COVID-19

Carla Eliana da Costa Tavares
Presidente da CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Já lá vão mais de duas semanas desde que muitos portugueses passaram a ter que encarar uma nova realidade nas suas vidas, o isolamento social.

Ler mais...

O papel das finanças sustentáveis no mundo pós COVID-19

 

O papel das finanças sustentáveis no

mundo pós COVID-19

Miguel Almeida
Presidente da Direção Executiva do Fundo de Apoio Municipal
Membro da Subcomissão Técnica de Finanças Sustentáveis do ONS - APEE

A situação sem precedentes que vivemos atualmente, provocada pelo surto de coronavírus é, primeiramente, uma questão social que ameaça a saúde e o bem-estar da população mundial, cujos efeitos irão desencadear, inevitavelmente, numa nova crise económica global. Os choques económico-financeiros provocados pelo impacto da pandemia - incluindo interrupções na produção industrial, crescente insegurança, perda de empregos e volatilidade dos mercados financeiros - terão repercussões sociais, mas irão igualmente afetar diversas outras áreas com consequências difíceis de antecipar. 

Ler mais...

APEE Business Continuity Plan

 

Não parámos.
Estamos cá, mas com responsabilidade.
www.apee.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | t: 213 156 734

LinkedIn | Facebook

 

 

 

semana da responsabilidade social 2019

 

Com realização anual desde 2006, a SRS® é hoje um evento multistakeholder, que reúne representantes do Governo, Organismos Públicos, Empresas, Universidades, Parceiros Sociais, Economia Social e Agentes Culturais para debater a importância da implementação de boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade no seio das organizações, no âmbito de uma economia global cada vez mais desafiante.


A edição de 2019 terá como tema "HÁ SÓ UMA TERRA", em homenagem à célebre série documental da RTP, realizada e apresentada pelo jornalista Luís Filipe Costa, que introduziu a temática da sustentabilidade na programação da televisão portuguesa há mais de 40 anos.
 
Ao longo da semana, promoveremos 9 conferências.
 
 

A SRS® decorrerá na Culturgest - Fundação CGD, em Lisboa, entre os dias 4 e 8 de novembro. Não perca!

Faça já a sua inscrição no formulário online, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou dos números 213 156 734 | 912 549 787

ESTÃO ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA A ATRIBUIÇÃO DA MARCA ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA

Decorrem até dia 28 de fevereiro de 2017 as candidaturas para a atribuição da "Marca Entidade Empregadora Inclusiva", uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional que irá reconhecer as entidades empregadoras que desenvolvam práticas de gestão aberta e inclusiva e tenham a responsabilidade social como uma das suas marcas distintivas.

Esta atribuição irá distinguir as entidades, por práticas de referência, num dos seguintes domínios:

  • Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional;
  • Manutenção e retoma do emprego;
  • Acessibilidades;
  • Serviço e relação com a comunidade. 

Às entidades que se destaquem por práticas exemplares em todos os domínios será atribuída a "Marca Entidade Empregadora Inclusiva — Excelência".

A "Marca Entidade Empregadora Inclusiva" é atribuída por um Júri, constituído por representantes de associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública.

As candidaturas são analisadas por uma comissão de peritos, constituída por pessoas com experiência profissional relevante nos domínios da gestão de recursos humanos e da responsabilidade social das empresas indicadas por organizações da área da gestão e da responsabilidade social.

As candidaturas decorrem  na página do NETemprego em https://www.netemprego.gov.pt/IEFP/apoios.jsp, registando-se, se ainda não estiver registado, ou através da página da entidade, se já estiver registado.

Regulamento disponível em https://dre.pt/application/file/69906402 

ONS/APEE promove Sessão de Apresentação da NP 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Requisitos

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Organismo de Normalização Setorial em Portugal para a Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, apresentou, no passado dia 16 de dezembro, a Norma Portuguesa 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Requisitos, elaborada no seio da APEE pela Comissão Técnica 179 e recentemente publicada pelo Instituto Português da Qualidade.

Ler mais...

SRS Braga debate a importância da sustentabilidade para o setor exportador

Depois da SRS Lisboa, que teve lugar na Culturgest entre 30 Maio e 3 de Junho, a iniciativa anual promovida por APEE e UN Global Compact Network Portugal esteve em Braga, no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, no passado dia 6 de Dezembro, para debater o tema “Competitividade no Setor Exportador: A Opção pela Sustentabilidade". 

Ler mais...

Parceria APEE – Corporate Wellness International Institute (CWII)

Já conhece a Associação CWII - Corporate Wellness International Institute – Associação para a Promoção da Responsabilidade Social, Saúde Ocupacional e Bem-estar Organizacional?

Até ao dia 31 de outubro estão abertas as candidaturas ao Corporate Wellness Award, prémio que pretende distinguir as práticas evidenciadas pelas organizações que vão além do que é estabelecido pela legislação ao nível da saúde e da segurança dos seus colaboradores, práticas de bem-estar organizacional e saúde ocupacional no âmbito das políticas de Responsabilidade social interna.

No âmbito da parceria entre a APEE e a CWII os associados da APEE têm 20% de desconto na candidatura.

Consulte aqui o regulamento e faça download do formulário de candidatura.

Saiba mais em facebook.com/corporatewellnessii ou através dos contactos:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. I 213 156 734

Candidate-se e valorize a sua organização!

11.ª EDIÇÃO DA SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Semana da Responsabilidade Social® celebrou em 2016 a sua 11.ª Edição com o tema “Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. Durante 5 dias, empresas, organismos públicos, universidades, parceiros sociais, economia social e sociedade civil foram convidados a refletir sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aprovados no passado mês de setembro na Cimeira da ONU, em Nova Iorque. Em entrevista ao RHonline, o Eng. Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Representante da agência das Nações Unidas Global Compact em Portugal, explicou a importância deste debate.

Ler mais...

Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial em destaque na Revista Pessoal - Julho/Agosto.

Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial em destaque na Revista Pessoal - Julho/Agosto.

APEE "incentivou a criação de uma associação dedicada ao Bem-Estar e à Saúde Ocupacional - Corporate Wellness International Institute (CWII) -, como forma de organizar a concretização da vertente interna da responsabilidade interna e mobilizar para esse projeto pessoas e entidades ligadas aos seus vários campos de intervenção."

Leia toda a notícia aqui.

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag