Notícias

2.ª edição do Ethical Code Compliance (2022) | Candidaturas abertas

 

2.ª edição do Ethical Code Compliance | Candidaturas abertas

 

O Ethical Code Compliance está de regresso. A iniciativa lançada em 2020 pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial distingue o desempenho das organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, ao nível da elaboração dos seus referenciais de ética, de acordo com as seguintes categorias: Full Compliance, Ethics and Compliance Leadership, Excellent Performance, Spread the Ethics e Innovative Practices.

Os referenciais de ética são documentos formais que estabelecem os objetivos gerais de caráter ético, que a organização pretende alcançar (NP 4460-1:2007 – Ética nas Organizações) e definem os standards de compliance e linhas de orientação a prosseguir, interna e externamente, atendendo às diversas partes interessadas, podendo ter um caráter mais ou menos específico, de acordo com os objetivos e finalidade definidas.

A iniciativa estimula o interesse sobre esta temática, promovendo a difusão e partilha de boas práticas no seio da comunidade organizacional.

Em 2020, o júri atribuiu quatro Menções Honrosas e dois Reconhecimentos a empresas. A L´Oréal Portugal arrecadou o Reconhecimento na categoria Full Compliance. Na categoria Ethics and Compliance Leadership, A Bial – Portela & Cª SA, recebeu uma Menção Honrosa. Na categoria Excellent Performance foram distinguidas a YKK, com um Reconhecimento, e a REN - Redes Energéticas Nacionais, com uma Menção Honrosa. E finalmente, na categoria Spread the Ethics, a Gebalis e a DSPA - Data Science Portuguese Association receberam uma Menção Honrosa.

 

Objetivos do Ethical Code Compliance:

  • Distinguir as organizações que desenvolvem referenciais de ética e assumem formal e explicitamente um compromisso com o cumprimento de Standards de ética;
  • Promover um conhecimento mais alargado sobre os referenciais de ética e os princípios e práticas que devem regular a sua conceção e implementação;
  • Estimular o desenvolvimento de abordagens inovadoras à elaboração de códigos e referenciais de ética e a melhoria contínua neste âmbito;
  • Evidenciar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas organizações ao nível da elaboração e implementação de referenciais de ética.

Vantagens de participação no Ethical Code Compliance:

  • Atribuição do reconhecimento Ethical Code Compliance a organizações que possuem referenciais de ética de referência, em várias categorias.
  • Possibilidade de utilização do Selo Ethical Code Compliance, decorrente da atribuição do Reconhecimento, nos materiais de comunicação da organização.
  • Divulgação das organizações distinguidas, através dos instrumentos comunicacionais da APEE e dos vários parceiros da iniciativa.
  • Participação das organizações em eventos promovidos pela APEE, ou nos quais esteja envolvida, com a apresentação de boas práticas.
  • Diferenciação em mercados externos.
  • Reconhecimento público das organizações distinguidas, traduzido em:
    1. Vantagem competitiva;
    2. Capacidade de atração e retenção de talentos;
    3. Credibilidade e reputação junto da comunidade (investidores, banca, media, fornecedores, clientes e demais partes interessadas).

 

Consulte o regulamento aqui.

Inscrições abertas até 16 de setembro de 2022. Os elementos necessários à candidatura são:

Formulário de Candidatura - Ethical Code Compliance

Declaração de Condições de Base

Mais informações em apee.pt ou através do e-mail  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

* solicite, se necessário, a Declaração de Condições de Base em formato editável, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Pesquisar

with passion by softag