SRS

Actividades desenvolvidas

UN Agenda 2030 e objetivos do desenvolvimento sustentável - ods

Desde que em setembro de 2015 as Nações Unidas proclamaram a Agenda global para o Desenvolvimento Sustentável que a APEE se orientou totalmente para a sua realização em Portugal. Para a APEE foi a natural continuação da construção e publicação da ISO 26000 em que tanto nos empenhámos. Por isso formámos, com a GCNP, a Aliança para os ODS onde estão automaticamente incluídos os Associados da APEE, alinhámos toda a atividade de Normalização e todos os Programas em curso. Este movimento foi consonante com as diretrizes internacionais da ISO e com a politica do IPQ e seguiu-se à publicação da ISO 26000, que já a

Investigação & Desenvolvimento

A APEE procura que o tecido empresarial e organizacional compreenda a urgência e importância da Ética e da Responsabilidade Social. Nesse sentido, desde o seu início que a APEE tem vindo a contribuir ou realizar estudos nestes domínios. Para o efeito a APEE desenvolve projectos e parecerias com outras entidades. Neste campo destacamos quatro iniciativas marcantes: a constituição de Comissões técnicas de Normalização para Economia Circular, Finanças Sustentáveis e Bem Estar e Felicidade Organizacional. Também na sequência da Agenda 2030, a APEE está empenhada em pesquisa nas Empresas sobre o estado da arte neste dominio, em estreita cooperação com entidades do Ensino Superior.

Sensibilização & Formação

A APEE desenvolve e incentiva acções de sensibilização e formação no âmbito da Ética, Responsabilidade Social, Igualdade de Género, Conciliação, Desenvolvimento Sustentável, Governação Organizacional, procurando levar este conhecimento teórico e prático às diferentes regiões do país.

Actividade de Normalização na APEE

Desde 2004 que a APEE tem desenvolvido uma intensa atividade que produziu várias Normas Portuguesas já publicadas. Desde as áreas "clássicas" da Ética e Responsabilidade Social, proporcionámos a tradução portuguesa da ISO 26000, publicada como NPISO26000, a par da elaboração e publicação da Norma Portuguesa de Empresas Familiarmente Responsáveis, a que se seguiu dois anos mais tarde a Norma Portuguesa para a Conciliação entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar. Hoje (2021) estamos comprometidos e suportamos trabalhos de Normalização em diversos campos, tendo como denominador comum a Sustentabilidade e os ODS.

 

Pesquisar

with passion by softag